18 LGBT+ eleitas

No último dia 2 de outubro, o número de uma candidatura LGBT+ foi digitado 3,5 milhões de vezes nas urnas. Mesmo sendo só 1% das candidaturas nas eleições de 2022, as LGBT+ receberam mais de 5% dos votos nos Estados em que concorreram.

Das 18 LGBT+ que venceram, 16 são mulheres, 14 são negras e 5 são trans. Em qual outro grupo de 18 vencedores você encontra apenas 1 homem branco?

Entre os votos para candidaturas LGBT+, 1 em cada 3 votos foi para uma mulher trans/travesti, e 7 em cada 10 votos foram para uma candidatura negra.

Deputades federais eleites

  • Daiana Santos

    Daiana Santos (PCDOB)

    Deputada Federal - RS

    Lésbica / Negra

    Daiana Santos foi a primeira vereadora LGBT+ declarada a se eleger vereadora em porto alegre, em 2020. Educadora social e sanitarista formada pela UFRGS (Universade Federal do Rio Grande do Sul), em seu mandato, defendeu pautas como o antirracismo, o feminismo, os direitos lgbt+ e pautas ligadas à educação, saúde e políticas públicas para a periferia. É idealizadora e coordenadora do fundo das mulheres poa, projeto social que atende mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade.

  • Dandara (PT)

    Deputada Federal - MG

    Bissexual / Negra

    Professora e moradora da periferia, Dandara foi a vereadora mais votada nas eleições municipais de 2020 na cidade de uberlândia. A vereadora iniciou sua trajetória política no movimento estudantil secundarista, na luta contra o aumento da passagem de ônibus em sua cidade. Suas principais pautas são: movimento negro, feminismo, periferia e participação popular.

  • Duda Salabert (PDT)

    Deputada Federal - MG

    Mulher trans / Branca

    Duda Salabert é a primeira deputada federal travesti eleita por Minas Gerais. Em 2020, foi eleita a vereadora mais votada da história de belo horizonte. A mobilização em favor da serra do curral e leis em defesa das mulheres e de pessoas trans marcaram a atuação de Duda na câmara municipal da capital. Antes de ser vereadora, Duda atuou por por 20 anos como professora de literatura.

  • Erika Hilton (PSOL)

    Deputada federal - SP

    Travesti / Negra

    Primeira mulher trans eleita deputada federal por sp, Erika Hilton foi a 17ª deputada federal mais votada em todo o brasil. Erika ocupou seu primeiro cargo político em 2018 como co-deputada estadual pela Mandata Ativista, o primeiro mandato coletivo do estado paulista, na assembleia legislativa (ALESP). Em 2020, se tornou a primeira vereadora trans eleita na capital paulista, tornando-se a mulher mais votada para o cargo no país. Na câmara municipal de são paulo, atuou como presidenta da comissão extraordinária de direitos humanos e cidadania e como presidenta da CPI da violência contra pessoas trans e travestis.

Deputades estaduais e distritais eleites

  • Bella Gonçalves (PSOL)

    Deputada Estadual - MG

    Lésbica / Branca

    Bella Gonçalves é cientista política e doutora pela UFMG e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Sua experiência é marcada pelo trabalho junto aos movimentos sociais, às ocupações urbanas, vilas e favelas, aos diversos segmentos de trabalhadores informais e aos movimentos pela agroecologia e contra a mineração predatória. Atualmente, exerce o seu segundo mandato como vereadora em Belo Horizonte.

  • Carolina Iara

    Carolina Iara - Bancada Feminista (PSOL)

    Deputada estadual - SP

    Candidatura Coletiva

    A Bancada Feminista do PSOL é composta por Paula Nunes, Carolina Iara, Simone Nascimento, Mariana Souza e Sirlene Maciel. Em 2020, foram eleitas para exercer um mandato coletivo de vereadoras em São Paulo. Carolina Iara se tornou a primeira co-deputada intersexo do país, sendo uma das fundadoras da Associação Brasileira de Pessoas Intersexo (ABRAI). Entre as suas pautas, estão a defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV.

  • Dani Balbi (PCdoB)

    Deputada Estadual - RJ

    Mulher trans / Negra

    Dani Balbi é a primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual no Rio de Janeiro. Ela também foi a primeira mulher trans a se tornar professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de professora, é roteirista, dramaturga e militante desde os 15 anos. Mulher negra e periférica, Dani Balbi tem entre suas principais pautas temas voltados para educação, direitos das minorias como da comunidade LGBT+ e das mulheres, a cultura e o movimento antirracista.

  • Dani Monteiro (PSOL)

    Deputada Estadual - RJ

    Bissexual / Negra

    Dani Monteiro é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Antes de se eleger, ela foi assessora parlamentar da vereadora Marielle Franco. Representante da juventude negra, Dani milita pelo direito à cidade, atua no Movimento Negro Unificado (MNU) e faz parte do coletivo Rua Juventude Anticapitalista. Na Assembleia Legislativa, estabeleceu alguns eixos para o seu mandato: juventude, feminismo, segurança pública, negritude, cultura e arte. Em 2021, foi eleita presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ.

  • Ediane Maria (PSOL)

    Deputada Estadual - SP

    Bissexual / Negra

    Negra, LGBT e mãe solo de quatro filhos, Ediane Maria migrou do sertão de Pernambuco para o estado de São Paulo aos 18 anos. Na capital paulista, começou a trabalhar como empregada doméstica. Hoje faz parte da Coordenação Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), além de ter sido uma das fundadoras do Movimento Negro Raiz da Liberdade.

  • Fábio Félix

    Fábio Félix (PSOL)

    Deputado Distrital - DF

    Gay / Negro

    Fábio Félix foi o deputado distrital mais votado pelo Distrito Federal em 2022, reelegendo-se para o cargo conquistado por ele pela primeira vez em 2018. Ele começou sua militância no Movimento Estudantil Universitário e pelos Direitos LGBT+ em 2003, participando da ONG Estruturação e fundando o grupo Klaus, primeiro coletivo LGBT da Universidade de Brasília (UNB). Além disso, foi um dos fundadores do PSOL, onde atuou como secretário de juventude e militante de base.

  • Guilherme Cortez (PSOL)

    Deputado Estadual - SP

    Bissexual / Branco

    Guilherme Cortez foi o quarto vereador mais votado em Franca, em 2020. O jovem iniciou sua trajetória ainda no ensino médio, com ocupações estudantis em 2015, e trabalhou como professor de cursinhos pré-vestibulares populares. Ele é advogado trabalhista formado pela UNESP. Entre suas principais pautas estão a defesa dos direitos LGBT+ e a defesa do meio ambiente e do ecosocialismo.

  • Leci Brandão (PCdoB)

    Deputada Estadual - SP

    Lésbica / Negra

    Cantora, compositora e referência no samba, Leci Brandão foi reeleita para seu quarto mandato como deputada estadual em São Paulo. Segunda deputada negra da história da ALESP, Leci Brandão dedica-se especialmente à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições de matriz africana e à defesa da cultura popular brasileira. Leci também levanta a questão das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT+.

  • Letícia Chagas - Movimento Pretas (PSOL)

    Deputada Estadual - SP

    Candidatura Coletiva

    Letícia Chagas é a co-deputada mais jovem de São Paulo e é integrante do Movimento Pretas. Letícia nasceu em Campo Grande, distrito localizado na periferia de Campinas. Ela iniciou sua atuação política no movimento estudantil, participando do movimento de ocupações de escolas. Em 2019, ela se tornou a primeira presidente negra do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, onde cursou sua graduação.

  • Linda Brasil

    Linda Brasil (PSOL)

    Deputada Estadual - SE

    Mulher trans / Branca

    Linda Brasil é a primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual em Sergipe. Em 2020, ela foi a primeira mulher trans a se eleger vereadora em Aracaju. Linda Brasil é mestra em educação pela Universidade Federal de Sergipe. Além disso, é defensora dos direitos humanos, transfeminista, ativista LGBT+ e defensora dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

  • Michele Melo

    Dra. Michelle Melo (PDT)

    Deputada Estadual - AC

    Bissexual / Negra

    Michelle Melo foi a vereadora mais votada nas eleições municipais de Rio Branco, em 2020 e foi vice-presidenta da Câmara Municipal da cidade. Ela concilia o trabalho parlamentar com a sua atuação no SUS, como médica da família e da comunidade. Suas principais pautas são a saúde e a educação.

  • Rosa Amorim (PT)

    Deputada Estadual - PE

    Lésbica / Negra

    Eleita deputada estadual em Pernambuco, Rosa Amorim foi uma das candidatas lançadas este ano pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Nascida no assentamento Normandia, em Caruaru, ela vive no Recife, onde cursa Teatro na Universidade Federal de Pernambuco. A estudante participou do movimento Levante Popular da Juventude, liderando mobilizações estudantis contra os cortes de recursos para a educação e os ataques às universidades públicas. Sua atuação destacada a levou ao posto de diretora de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade máxima de representação dos estudantes de ensino superior.

  • Thainara Faria (PT)

    Deputada Estadual - SP

    Bissexual / Negra

    Em 2020, Thainara Faria foi eleita para seu segundo mandato na Câmara Municipal de Araraquara, onde também atuou na vice-presidência. Em sua primeira eleição, em 2016, se tornou a primeira mulher negra eleita em seu município. Seu mandato defende os direitos das mulheres, negros e negras, comunidade LGBTQIA+, infância e juventude.

  • Verônica Lima (PT)

    Deputada Estadual - RJ

    Lésbica / Negra

    Verônica Lima foi a primeira mulher negra a se eleger vereadora em Niterói., onde atuou por 3 mandatos. É defensora dos direitos humanos, do povo negro, das mulheres e das políticas de assistência social para os que mais precisam. Ao longo de sua trajetória como parlamentar, criou leis fundamentais como o primeiro Estatuto Municipal de Igualdade Racial do Brasil, com cotas de 20% para negros e negras nos concursos públicos; a lei que destina 3% das vagas em serviços e obras públicas para moradores em situação de rua; o primeiro Estatuto da Pessoa Gestante do país, garantindo direitos e o combate à violência obstétrica; e o programa de enfrentamento às fake news, contra a indústria de mentiras e em defesa da nossa democracia.