Leilão de Parede de artistas LGBT+

VOÇOROCA

#VOTELGBT NA 21ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL

É fato: o Brasil ainda é um dos países mais violentos do mundo para a população LGBT+. As estatísticas mais recentes indicam uma morte a cada 20 horas. São números que dão prova da violência cotidiana a que está submetida essa população – e os números, sabemos, não mostram tudo.

Nesse sentido, a presença do coletivo #VoteLGBT na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil vem consagrar os cinco anos de atuação do grupo a favor dos direitos LGBT e da representatividade dessa população na política. Ao longo da duração da 21ª Bienal, o #VoteLGBT vai, com coletivos parceiros, realizar jogos de formação política; oferecer assistência jurídica para pessoas trans; e disponibilizar conteúdos impressos e em vídeo, que buscam sensibilizar o público geral sobre o universo LGBT. Aliando-se a instituições historicamente comprometidas com os direitos humanos, o coletivo pretende ampliar de modo substantivo e inédito o público direto alcançado pelas suas iniciativas.

 

Com obras doadas por 22 artistas, este leilão pretende angariar fundos para o aprofundamento das ações do #VoteLGBT ao longo da 21ª Bienal. Ele é ao mesmo tempo uma tomada de posição por parte do coletivo, que pela primeira vez participa de um evento artístico, e dos artistas – que, de diferentes posições no amplo espectro de sexualidades dissidentes, somam forças e colaboram para nublar, de modo positivo, o campo intermediário entre o ativismo e a arte. 

Em um contexto que parece validar novas formas de violência contra grupos minorizados e favorecer o afrouxamento dos laços e das iniciativas coletivas, é importante louvar a adesão de artistas, colaboradores e instituições que tornaram este leilão possível. Agradecemos em especial à SIM Galeria, pela acolhida; ao Pivô Arte e Pesquisa, pela cessão da tecnologia do leilão; à ISPIS, pela parceria institucional; e ao Espaço Visual, pelas impressões e molduras.

 

obras disponíveis

 


Leilão pra quê?

O #VoteLGBT  foi selecionado para participar da 21ª Bienal Sesc_Videobrasil, com a obra Voçoroca. A bienal vai acontecer de 9 outubro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020 no SESC 24 de maio em São Paulo. A verba arrecadada nesse leilão será usada para complementar o orçamento que o Videobrasil oferece para a realização das nossas ações na 21ª Bienal.

Voçoroca, em tupi guarani terra rasgada, é um fenômeno da natureza em que águas subterrâneas, junto com as águas da chuva, através da ação repetida de erosão por um período de tempo, provocam um desmoronamento na paisagem, criando um buracão, um vale .

No mesmo sentido, as ações do #VoteLGBT no Sesc 24 de maio, durante os 4 meses da bienal, querem criar um espaço para a maior circulação de pessoas LGBT na unidade. Para isso vamos fazer ativações em 3 andares diferentes. (veja imagens).